Site do Centro Paraibano de Ufologia

terça-feira, 8 de março de 2016

Dia Internacional da Mulher


 Dia 8 de março Dia Internacional da Mulher

Todos os dias são dias das mulheres, elas que comandam nossas vidas, comandam nosso  corações, tomam conta das nossas casas, cuidam dos nossos filhos e ainda trabalham fora enfrentando uma tripla jornada de trabalho e assim ainda ficam lindas mesmo que cansadas e mesmo assim elas ainda são maltratadas por meia dúzia de homem que se dizem dono delas.
A mulher empresaria, a mulher jornalista, a mulher pedóloga, a mulher manicure, a mulher gari, a mulher empregada domestica, a mulher secretaria, a mulher apresentadora de televisão, a mulher repórter, a mulher evangélica, a mulher católica, a mulher vendedora de loja, a mulher cabeleireira, a mulher advogada, a mulher médica, a mulher enfermeira, a mulher que mora na rua, a mulher criança, a mulher menina, a mulher adolescente, a mulher, a mulher madura, a mulher idosa, a mulher negra, a mulher branca, a mulher mulata e as mulheres de todos os países em fim, elas são lindas cada uma no seu estilo, cada uma no seu estilo de vida, mesmo assim elas ainda são lindas aos olhos de quem a ama.
 
 
Por:
 
Claudionor Mendes
 
 
 
===================================================================
 
 
Fonte:

Wikipédia

 
A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. Inspirada por esse espírito, a líder socialista alemã Clara Zebrino propôs à Segunda Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhaga, 1876, a instituição do Dia Internacional da Mulher.

Posteriormente, em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram marcadas por manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917.

O Dia Internacional da Mulher e a data de 8 de março são comummente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões, em 1908), quando trabalhadoras ocuparam uma fábrica, em protesto contra as más condições de trabalho. A manifestação teria sido reprimida com extrema violência. Segundo essa versão, as operárias foram trancadas dentro do prédio, o qual foi, então, incendiado. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram. O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica, ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso historiográfico quanto a esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos. Alguns historiadores afirmam que o incêndio de 1857 não ocorreu (pelo menos, não naquela data), e defendem a ideia de que o incêndio relacionado ao Dia Internacional da Mulher fora, de fato, o incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, em Nova York, no dia 25 de março de 1911 (ou seja, um ano depois de a proposta de criação do Dia Internacional da Mulher ser apresentada por Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, em Copenhague). A Triangle empregava 600 trabalhadores, em sua maioria mulheres imigrantes. Na tragédia, 146 pessoas morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920. Depois, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.
 
 
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário